O que está buscando?

Sobre a Unidade

O Centro de Atividades Gastão Vidigal | SESI Vila Leopoldina iniciou suas atividades em 1980, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal. A unidade oferece soluções para as empresas industriais brasileiras por meio de uma rede integrada, que engloba atividades de educação, segurança e saúde do trabalho, cultura e qualidade de vida.

 

Patrono GASTÃO VIDIGAL

Nasceu na cidade de São Paulo, em 15 de março de 1889. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito de São Paulo. Trabalhou nos escritórios de advocacia da família, ao mesmo tempo em que se dedicava a estudos de especialização em direito comercial e financeiro.

Foi presidente da Associação Comercial e diretor do Banco do Estado de São Paulo - BANESPA e da Caixa Reguladora de Emissões. Em 1935, tornou-se deputado e atuou em diversas frentes na área pública. Assumiu a Secretaria da Fazenda, em 1937. Foi um dos fundadores e tornou-se superintendente do Banco Mercantil do Estado de São Paulo, em 1938. Dirigiu a Carteira de Exportação e Importação do Banco do Brasil e foi membro do Conselho Federal do Comércio Exterior entre 1942 a 1945. Assumiu o Ministério da Fazenda, em 1946.

Na área empresarial, foi fundador da Cia. Brasileira de Material Ferroviário; membro do conselho consultivo da Cia. Siderúrgica Belgo-Mineira e da Bolsa de Mercadorias de São Paulo; diretor da Cia. Mojiana de Estradas de Ferro, da Kosmos Capitalização, da Cia. Paulista de Seguros, do Cotonifício Rodolfo Crespo S.A. e da Cia. Santa Cruz de Armazéns Gerais. Foi também oficial do Registro Geral de Hipotecas da Primeira Circunscrição e diretor-presidente da Construtora de Imóveis e Financiamento São Paulo S.A., e integrou ainda as comissões de estudos dos projetos da Caixa de Mobilização Bancária e do Banco de Crédito Rural.

Foi membro da mesa dos definidores da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia; diretor-tesoureiro da Associação de Educação Profissional de São Paulo; diretor-presidente da Associação dos Serventuários da Justiça; membro do conselho deliberativo da Associação dos Sanatórios Populares de Campos do Jordão; vice-presidente de honra da Sociedade Brasileira de Geografia; vice-presidente do Instituto de Organização Racional do Trabalho; membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e do Instituto dos Advogados de São Paulo; presidente do Sindicato e diretor da Associação de Bancos de São Paulo; e ainda presidente da Comissão de Controle dos Acordos de Washington (1946).

É o Patrono do Centro de Atividades do SESI da Vila Leopoldina, em São Paulo.

Leia também