Você sabe o que é fibromialgia?

 Por: Por TALUANA HELENA EL JAMEL - Fisioterapeuta SESI-SP
29/01/202116:18- atualizado às 16:23 em 29/01/2021

A fibromialgia é uma síndrome que tem como principal sintoma dores no corpo durante longos períodos,  e o paciente tem maior sensibilidade a dor.  

Outros sintomas característicos da fibromialgia são a fadiga, distúrbios do sono (insônia,  sono não reparador), dor de cabeça,  depressão e ansiedade,  alteração de memória,  palpitações,  entre outros . 

De cada 10 pessoas diagnosticadas com fibromialgia,  em média 8 são mulheres e com idade entre 30 e 60 anos,  porém, existem casos em crianças e idosos.  

Existem pontos gatilhos pré estabelecidos para o diagnóstico da fibromialgia.  Esses pontos estão localizados na região da coluna cervical e torácica,  glúteos,  cotovelos,  quadril e joelhos.  

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas,  mas podem aparecer depois de traumas graves físicos e emocionais, infecções graves,  doenças autoimunes. 

O tratamento para a fibromialgia deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, médico,  psicólogo,  fisioterapeuta,  entre outros. 

O paciente com fibromialgia obrigatoriamente deve praticar alguma atividade física,  de preferência exercícios aeróbicos.  A hidroterapia tem ótimos resultados,  mas o mais importante é que o paciente procure uma atividade que goste.  

Deve ficar claro para o paciente que o tratamento depende mais dele e de suas atitudes, e que devem ser realizadas em conjunto,  pois nenhuma delas é  eficaz isoladamente. 

Leia também