O que está buscando?

Dor Crônica e o acompanhamento terapêutico

Confira um pouco mais sobre a importância e benefícios do acompanhamento terapêutico no tratamento da dor crônica

 Por: Por Erica Soares - Psicóloga SESI-SP
29/01/202115:37- atualizado às 15:46 em 29/01/2021

 

A dor crônica é considera uma doença de causa frequente inespecífica que acomete o paciente a consequências psicológicas e suas comorbidades.  

A dor que persiste por um longo tempo tende a comprometer as condições físicas e psicossociais do paciente levando a diversas consequências como na falta de qualidade do sono, falta ou aumento de apetite, dependência de medicamentos, transtorno de humor, crises de ansiedade, depressão, podemos identificar nos pacientes questões meocionais e cognitivasA dor por si só já causa estresse ao paciente que vem a comprometer seus pensamentos e comportamentos e a diminuir o engajamento no tratamento da dor, quanto maior o nível de estresse desse paciente maior o nível da dor.  

No processo de avaliação Psicológica o Psicólogo busca o entendimento completo do indivíduo, levando em consideração o paciente, o meio e a relação entre eles. Entender a causa da dor e o histórico do paciente leva a um processo também de empatia e vínculo com esse paciente, criando assim um ambiente acolhedor e autorregulador.  

Considerando que a dor crônica pode causar sentimentos de raiva, desesperança, tristeza, frustação e comprometer o domínio emocional e cognitivo do paciente, quando o paciente passa por uma dor ele guarda na memória a intensidade e duração daquela dor e essa experiencia desagradável é que motiva o paciente a desenvolve o comportamento de luta, fuga ou congelamento. O estado emocional do paciente tem influência sobre a dor, um estado negativo tende a aumentar a dor assim como um estado positivo a diminuir.  

Existem diversos tipos de tratamento para minimizar a dor crônica como a fisioterapia, tratamento medicamento, técnicas de relaxamento e a psicoterapia. É importante que o paciente faça um tratamento multidisciplinar com diferentes profissionais para a obtenção da melhoria. 

Fica como papel de todos os profissionais envolvidos também a necessidade de convencer o paciente a importância da atenção aos recursos para a obtenção de melhorias, a permanência e a execução dos exercícios propostos. O paciente com dor crônica tende a não enxergar as alternativas e pensa com negatividade perante a dor, entendem e sentem os grandes e pequenos avanços com pouco entusiasmo já que a dor ainda permanece ali. 

Na terapia a partir de um tratamento personalizado psicólogo trabalha para encorajar e motivar o paciente no processo de aceitação e de tratamento para a diminuição da dor. A terapia possibilita ao paciente compreender seus pensamentos e os eventos estressantes da dor, diminuindo o sentimento de incapacidade, melhorando nas atividades diárias e obtendo uma melhor qualidade de vida. 

Leia também