Por: Carla Marco, SESI Vila Leopoldina
23/08/201814:45- atualizado às 15:53 em 23/08/2018
Na manhã do dia 17 de agosto de 2018 o Coletivo Ponto Cego do Núcleo de Artes Cênicas do SESI Vila Leopoldina realizou na Avenida Paulista a performance “Necessária sem Glamour”. Durante uma hora os artistas executaram tarefas de limpeza trajados com os cotidianos uniformes de empresas terceirizadas, mas com elementos e acessórios de outro contexto, trazendo a ideia de “glamour”. Através do estranhamento causado por estes elementos descontextualizados o coletivo mostrou que por inúmeras vezes não notamos estes profissionais, buscando a reflexão sobre nossos estigmas e desigualdade e desvalorização profissional.
É desse pressuposto que parte esta ação. Pela Paulista todos os dias, movimentam-se milhares de pessoas oriundas de todas as regiões da cidade e de fora dela, é um dos lugares de São Paulo com a maior diversificação cultural possível. Dessa forma, foi possível atingir um público amplo e diversificado.
Segundo Fernanda Caetano, performer do Ponto Cego, essa ação surgiu como uma necessidade do grupo em fazer refletir e questionar as profissões importantes porém consideradas por muitos como “invisíveis”. Então como torna-las visíveis? Como dar voz para aquilo que não se vê ou que fingimos não ver com medo de se envolver?
A reação das pessoas foi surpreendente, algumas passaram correndo sem dar muita atenção; outras observaram de longe; alguns curiosos vieram perguntar sobre a ação e se identificaram com a proposta, reconhecendo a importância de se olhar para estas questões.
Confira as fotos dessa performance incrível: