Atendimento em Reabilitação

Presente atualmente em cinco unidades no Estado de São Paulo, o Centro de Reabilitação do SESI-SP conta com uma equipe de saúde especializada, que oferece atendimento qualificado nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Psicopedagogia, realizado mediante agendamento prévio. 

Para atendimento é necessário apresentar encaminhamento médico, que pode ser feito após a consulta na área de medicina do próprio Centro de Reabilitação. 

São realizadas, ainda, oficinas e diferentes atendimentos em grupo. 

As consultas são realizadas a partir de protocolos de avaliação objetivos e sob a ótica da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF. 

Os benefícios para o paciente em ser atendido por uma equipe multiprofissional incluem a avaliação e os tratamentos adequados de suas incapacidades, além de orientação completa, minimizando os sentimentos de sofrimento pessoal, inadequação e menos-valia. 

No SESI Vila Leopoldina há atendimento nos seguintes serviços:

Fisiatria e Medicina Esportiva

Diagnóstico e avaliação de patologias físicas, neurológicas e de lesões relacionadas à prática esportiva, indicando o tratamento mais adequado para o quadro do paciente, incluindo a participação da equipe multiprofissional em busca dos melhores resultados

Acupuntura
Modalidade terapêutica que utiliza agulhas na estimulação de pontos específicos do corpo e apresenta efeito analgésico e/ou anti-inflamatório, proporcionando o alívio de dores e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças. 

Fisioterapia

Exercícios terapêuticos, aplicação de meios físicos e eletroterapia com foco na recuperação física e funcional.

  • Reeducação Postural Global – RPG: Método fisioterápico que trata os desvios da coluna, as alterações de postura e as dores decorrentes do desequilíbrio osteomioarticular.
  • Hidroterapia: Exercícios terapêuticos em piscina aquecida. Essa modalidade é exclusiva às unidades de Santo André, SP Ipiranga e SP Vila Leopoldina.
  • Pilates Studio: Utiliza-se de aparelhos específicos que possibilitam a realização de um trabalho curativo e/ou preventivo para aumentar a força muscular, o equilíbrio, o alongamento, a estabilização segmentar, a coordenação motora e, consequentemente, o condicionamento físico. Essa modalidade é exclusiva para as unidades de Santo André e SP Vila Leopoldina.

Terapia Ocupacional: 

Exercícios e atividades destinados ao resgate da capacidade funcional dos membros superiores em atividades do dia a dia e no trabalho. 

  • Órtese: Confecção de órteses para membros superiores e adaptações.

Psicologia 

Orientação ao paciente e aos familiares durante o tratamento e apoio para o retorno ao trabalho e convívio social. 

  • Avaliar, compreender e proporcionar ao paciente melhor entendimento sobre as funções mentais, proporcionando uma mente saudável e melhores entendimentos sobre os comportamentos individuais e sociais.

 

DURAÇÃO

 

Para os diferentes tratamentos, são marcadas sessões de 30 minutos ou 1 hora, conforme a necessidade. Na área médica, as consultas têm duração variada, de acordo com seu propósito: as iniciais são de diagnóstico e avaliação, já as de retorno são apenas de acompanhamento. 

A QUEM SE DESTINA

 

Beneficiários – trabalhadores da indústria e seus dependentes legais 

Não beneficiários – comunidade em geral 

Empresas beneficiárias – contribuintes do segmento industrial 

Empresas não beneficiárias – não contribuintes 

ONDE ENCONTRAR 

 

Nas seguintes unidades do SESI-SP: Mogi-Guaçu, Rio Claro, Santo André, SP Ipiranga e SP Vila Leopoldina. 

INVESTIMENTO E RETORNO

 

Para os beneficiários e não beneficiários, o investimento varia de acordo com o tratamento. No caso de empresas, são adquiridas cotas de tratamento que permitem o uso simultâneo dos serviços por vários funcionários. Como retorno, os atendimentos proporcionam a melhora das funcionalidades físicas para atividades do dia a dia, laborais ou não, e a empresa tem a oportunidade de demonstrar sua preocupação com o bem-estar de seus colaboradores. 

Leia também