A proposta pedagógica para o ensino fundamental na rede escolar SESI-SP está voltada para uma concepção de educação que engloba o ensino, a aprendizagem e a pesquisa, por meio de uma abordagem sociointeracionista que entende a relação do meio social com o sujeito como determinantes para o indivíduo aprender e construir conhecimentos sobre si e a sua realidade.
Dessa forma, as práticas pedagógicas são mediadas pelas relações que se estabelecem entre professor e estudante, entre os estudantes, entre eles e o conhecimento.
As aulas são planejadas de acordo com os princípios, fundamentos e pressupostos do Referencial Curricular e, também, com base no material didático próprios.
Esse material, elaborado por equipe técnica própria, contempla sugestões de professores e gestores das unidades escolares, além das atuais tendências educativas, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas para o sujeito que vive no século XXI.
A organização curricular da rede escolar SESI-SP está pautada no ensino por área de conhecimento. Os Projetos Didáticos, desenvolvidos nas séries iniciais, e o Eixo Integrador, presentes a partir do 6º ano, contribuem para o trabalho interdisciplinar, fator que estimula a participação e o gosto pelos estudos, pois estão sempre dialogando sobre o que sabem e o que está sendo aprendido, tornando a aprendizagem significativa.
O EIXO INTEGRADOR no Ensino Fundamental II
A partir de 2017, o SESI-SP incorporou ao currículo dos estudantes do Ensino Fundamental II - o "Eixo Integrador".
O objetivo do Eixo Integrador é desenvolver os conhecimentos que são trabalhados nos componentes curriculares de uma forma interdisciplinar, integrada à área de conhecimento. Assim, os estudantes têm a oportunidade de conhecer, integrar e aplicar conteúdos aprendidos e experiências vividas, numa perspectiva de diálogo e interação, para a solução de desafios propostos.
Desse modo, nos ensinos fundamental e médio, os eixos integradores são introduzidos em cada área de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. E apresentam os principais objetivos: