O que está buscando?

Para além do Janeiro Branco: como sua empresa pode cuidar da saúde mental dos colaboradores o ano todo

Aspectos psicológicos da saúde têm ganhado cada vez mais destaque no debate sobre qualidade de vida

 Por: SESI São Paulo
05/02/202117:53- atualizado às 19:24 em 12/03/2021

Se janeiro é conhecido como o mês em que as metas começam a se transformar em conquistas – ou que as mudanças têm início - ele também pode ser o mês em que os transtornos mentais têm (re)início. Por um lado, essa “nova página” pode ser a motivação necessária para alcançar os objetivos estabelecidos, mas, por outro, pode gerar frustrações e ansiedade, caso a expectativa esteja muito distante do que pode se tornar real.

Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas para conter sua circulação, muitos contatos foram redirecionados a uma tela: da reunião de trabalho ao encontro com os amigos, os muitos meses de isolamento social transferiram boa parte da vida das pessoas para o computador e o smartphone.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto em casos de depressão. Na quarentena, aumentaram os desafios e as dificuldades para garantir o bem estar psicológico e diminuiu a lista de comportamentos e ações positivas que nos auxiliam na manutenção da nossa saúde mental – as conversas com amigos, reuniões familiares, ou seja, a vida social.

Apesar de tudo, essa mesma combinação também trouxe mudanças positivas de comportamento: as pessoas estão falando e fazendo mais a respeito da saúde mental. Segundo dados do Conselho Federal de Psicologia, o número de atendimentos e de profissionais cadastrados para tratamento de forma digital cresceu, mostrando mais atenção com esse aspecto da vida - também importante e que foi tão prejudicado com o distanciamento social.

Pensando nisso, o SESI-SP oferece o SESI Psicologia In Company, um pacote de serviços de apoio psicológico pensado para os colaboradores da indústria, a parte fundamental de qualquer empresa. Com plantões individuais, tratamentos breves e atendimentos em grupo, é possível melhorar a saúde mental dos funcionários, seus relacionamentos e a gestão do tempo, por exemplo.

Ao aprenderem a lidar com as emoções, as próprias e dos colegas, fica mais fácil ter uma comunicação mais assertiva, desenvolver a autoconfiança e outros benefícios – e sempre contando com a tecnologia como aliada, todos os serviços podem ser realizados presencial ou virtualmente.

 

Para saber como o SESI-SP pode atuar em sua empresa, solicite o contato com um de nossos especialistas ou acesse: aqui 

 

Leia também